Entre e fique a vontade. Volte sempre!

GCEM e Liderança

Preparando GCEM de 28/10/10

1. Por que será que o diabo me ataca tanto?

2. Qual é a minha missão nesta terra?

Leia o texto de Marcos 16:15 "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a TODA criatura."

Baseando-me nesta passagem, chego a conclusão, que tenho por missão, pregar o Evangelho a toda criatura em todo o mundo. Isto está totalmente claro no texto.
Percebo também, que o diabo nos ataca tanto, por não querer que isso aconteça. E porquê? Segundo a ministração do Pr. Antunes, no domingo 24 pela manhã, "quando todos tiverem ouvido o Evangelho, virá o fim. Jesus Cristo voltará a esta terra e satanás e todo o mal será extirpado. A humanidade gozará mil anos de nesta terra, onde se conhecerá o governo de Cristo através de seus santos, regenerados. Os ímpios que não forem destruídos, também participarão, mas sem direito a salvação. Terão direito a reproduzir-se. Os filhos de Deus terão o corpo glorificado, diferente. E os filhos de Deus governarão esta terra com vara de ferro. Os ímpios morrerão com muitos anos de vida, porque não haverá maldade, enfermidade, etc. Depois disso, satanás será lançado no lago de fogo e enxofre, e nós iremos com Cristo a um novo céu e nova terra." Pr. Carlos Alberto Antunes. 
Será por isso que satanás não me deixa em paz? Será que ele quer ser lançado definitivamente no lago de enxofre? 

3. Como posso chamar este confronto de satanás contra os filhos de Deus?

O dicionário nos diz que guerra, é o confronto direto, é a luta com armas entre nações ou partidos. É fazer oposição, de forma hostil e agressiva, tentando de todas as maneiras, derrotar o inimigo.

4. Posso dizer então, que nós, como filhos de Deus, estamos em guerra contra santanás?

5. Se estou em guerra, contra um inimigo hostil e agressivo, posso estar desprotegido e desarmado?

                        
6. Como posso me proteger? Como posso me armar?

O dicionário me diz, que ARMADURA, é um conjunto de armas, de defesa e ataque, vestimenta dos antigos guerreiros.

7. Posso dizer então, que devo vestir uma ARMADURA para entrar na guerra contra satanás?

O apóstolo Paulo, em Efésios 6:10 a 17, nos orienta a estarmos revestidos com a Armadura de Deus.

Revestir = Re - vestir, vestir novamente, ou constantemente, incansavelmente
Revestir = Revestir, tapar, cobrir, guarnecer, munir-se, aderir.

Revestir-se é estar totalmente guarnecido e munido, com a armadura aderida ao corpo, tapando todas as brechas. Porém, isso deve ser feito diariamente re-vestir, para que nunca sejamos pegos desprevenidos. 

Com o sangue de Cristo, derramado na cruz do calvário, nós já fomos revestidos de Seu Poder e Autoridade, mas devemos diariamente, nos re-vestir, através da intimidade com Deus o Pai, para que possamos suportar, o peso da armadura. Só fortalecidos por Ele é que poderemos RESISTIR: manter-nos firmes contra, na retaguarda, manter-se ã frente, opôr-se, lutar e manter-se em pé depois de uma batalha ativa. Estar sempre de prontidão.

ARMADURA DE DEUS. Leia Efésios 6:10 a 17

É composta de 5 partes, e dividida em duas categorias: vestimenta / armas de defesa e armas de ataque. 

Vestimenta ( que é claro que também sabemos se tratar de uma "arma de defesa", mas consideraremos aqui como uma parte distinta para facilitar a compreensão).



- CINTO = verdade. Esta, segura todas as partes da armadura unidas. Assim como, "Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida..." Jo 14:6. Jesus, a VERDADE, é quem nos mantém unidos.

- COURAÇA (não necessariamente de couro) = justiça (retidão). Protege o coração, que é de onde procedem todos os sentimentos, nos fazendo andar em retidão. Ela protegia somente a frente dos soldados romanos do primeiro século depois de Cristo, as costas, eram guardadas, por outro soldado/guerreiro (homem de nossa confiança, mais sábio, mais maduro, que nos ajuda a guardar o nosso coração puro e reto).

- CALÇADO (sandália) = prontidão na propagação do Evangelho. As sandálias, tinham cravos (como as chuteiras dos jogadores de futebol hoje) para dar firmeza, para não escorregarem. Prontidão para caminhar e levar o Evangelho.
- CAPACETE = salvação. Proteção para os pensamentos (termos pensamentos puros e santos). A aceitação da graça de Deus, é algo que tem a ver com nossos pensamentos, com a nossa razão. É a compreensão intelectual do que Cristo fez por nós. É colocar nossos pensamentos, no controle de Deus.

Estes são os elementos que constituiam uma armadura dos soldados romanos do primeiro século, antes de Cristo, como já dissemos. Eles se mantinham constantemente vestidos durante as guerras, para não serem surpreendidos pelo inimigo, sempre em condição de alerta (assim como nossos bombeiros de hoje, por exemplo).

ARMAS DE DEFESA E ATAQUE


- ESCUDO = fé. Um escudo que não seja firme, não pode proteger ninguém. Nossa firme fé, no poder e autoridade de Deus é que nos protege da morte. Os escudos eram grandes, protegiam todo o corpo. Eram revestidos de couro na parte da frente, que na hora da batalha, era encharcado com água, para apagar as flechas inflamadas do inimigo. Isso fazia com que, o escudo ficasse ainda mais pesado (precisavam estar fortalecidos para suportarem o peso).

- ESPADA = Palavra de Deus ( declarar constantemente ). Considerada por muitos, a única arma de ataque dos soldados (busque mais na internet, sobre história do primeiro século depois de Cristo). Era afiada e cortava dos dois lados, com as lâminas dos dois lados. "Fazendo divisão entre alma e o espírito".
Numa batalha, precisamos nos defender dos ataques do inimigo, mas também, precisamos atacá-los, para que saibam que não nos renderemos, porque o nosso GENERAL É CRISTO, e que avançaremos corajosamente.
É preciso que satanás veja em nós, postura de guerreiros obedientes ao seu GENERAL. Postura de quem crê na vitória que já aconteceu na cruz do calvário, e que hoje, nós só precisamos RESISTIR ao diabo (e ele fugirá de nós).

Ele já foi derrotado, há mais de 2 mil anos naquela cruz. Ele já foi aniquilado pela morte e ressurreição de Cristo.
Jesus já despojou todos os anjos que seguiram Lúcifer na sua rebelião contra Deus. Os principados e potestades, Ele já tirou-lhes todo o poder e majestade e os expôs AO DESPREZO. ALELUIA!!!

"Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre TODO o "poder" do inimigo, e nada, ABSOLUTAMENTE nada, vos causará dano." 

Mente: mentiras - preocupações, ansiedade, engano, distrações.
Coração: tristezas - desânimo, medo, moral.
Pés: obstáculos - confusão em nossos caminhos


Preparando o GCEM de 14/10/10

Leia o texto de Efésios 6:10 e 11
A carta de Efésios, é dividida em duas sessões distintas. Uma doutrinária (capítulos de 1 a 3) e outra prática (capítulos de 4 a 6). Desde o início, o apóstolo Paulo dá muitas instruções que nos preparam para uma vida de vitória frente às astutas ciladas do nosso inimigo Satanás. Estude com atenção os 3 primeiros capítulos de Efésios e encontre neles a glória e a grandeza da vocação cristã,  reveladas pelo Espírito Santo a Paulo (quem éramos, o que fazíamos, onde estávamos, o que Deus fez por nós , quem somos hoje, qual o nosso chamado, onde estamos). Osmar Misael Dias, pr.

O que você "entendeu e aprendeu" sobre:

Capítulo 1

Capítulo 2

Capítulo 3

Aplicação

Destaque o que você aprendeu na leitura bíblica de Efésios sobre sua vocação cristã?

Agora ore, clamando para que Cristo venha habitar plenamente em seu coração e para que você seja fortalecido em seu interior, pelo Espírito Santo em você.

Quero desafiá-la a estudar a Carta do Apóstolo Paulo à Igreja de Éfeso.

Vamos fazer isso juntas, semanalmente.


Clique aqui e abrirá a pasta de download, acesse Slides do culto Prepare-se para a Batalha.

No amor de Cristo,

Andréa