Entre e fique a vontade. Volte sempre!

Família


Gravidez não combina com adolescência!

Adolescência é um período de preparação, de crescimento, de conhecimento do próprio corpo, dos próprios sentimentos e limites. É uma época de curtir as amizades, fazer planos, projetar o futuro, estreitar o relacionamento com os pais ( embora na prática aconteça bem o contrário ) e começar a se preparar para a vida adulta.
As inquietações e dúvidas dessa etapa da vida já – por si só – ocupam os pensamentos de quem estiver passando por ela. Já pensou somar a tudo isso preocupações e responsabilidade que são dos adultos, como: pré-natal, dores e conseqüências do parto, custos de uma gestação de alto risco ( sim, porque gravidez na adolescência é de alto risco ), relacionamento com o namorado que passa a ser marido ou some do mapa, criar filho, educá-lo, alimentá-lo, vesti-lo… sem contar a crise que vai trazer pra família toda!

A gravidez é uma das etapas mais lindas da vida de uma mulher! Colaborar com o Criador e ser instrumento dEle ao trazer vida ao mundo é fantástico! Só que, para ser tão incrível assim, precisa ser na hora certa. Não antecipado!

A antecipação de uma gravidez acarreta problemas, conseqüências para o resto da vida.

De acordo com a Dra Evelyn Aboud, ginecologista que esteve com a gente essa semana debatendo o tema durante o programa Sempre Mulher, “criança que faz criança não é mais criança!” Ou seja, precisa  assumir as responsabilidades, as conseqüências do ato praticado. Só dessa forma irá crescer, tornando-se um  adulto responsável.  Apesar disso o apoio família é fundamental para garantir a estrutura necessária para esse desenvolvimento.

Por que acontece a gravidez na adolescência?

Há estudos que indicam que , o início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

No entanto são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura, falta de diálogo em casa e o início a vida sexual muito cedo, pulando todas as etapas normais de um namoro ou noivado, ou seja, falta de orientação. E, por incrível que pareça, o fato de acreditar que “ com ela isso não vai acontecer”.

De acordo com Dra. Evelyn Aboud essa é a síndrome da fantasia, quando as adolescentes acreditam que, as dificuldades e os problemas não existem e que, com elas, nada de mal vai acontecer!

Então, mesmo que a gravidez aconteça na adolescência é essencial buscar um serviço de saúde para iniciar o pré-natal, que é o acompanhamento durante toda a gestação. Devemos lembrar que o acompanhamento pré-natal é muito importante em qualquer gravidez, pois é durante o pré-natal que o/a  médico/a  irá acompanhar o desenvolvimento do bebê e da mãe, verificando se a gestação esta correndo tudo certo.

Apesar de todas essas orientação não podemos esquecer do que Deus planejou pra cada um de nós. Certamente que – pular etapas da vida, desenvolver uma relação íntima com um namorado, entrar num ritmo alucinado de ficar com uma pessoa hoje e outra amanhã, cultivar a baixa auto-estima e esquecer que você é filho de Deus e tem o melhor do mundo reservado só pra você  - não faz parte dos projetos de Deus.

Lembre-se disso!

Betina Pinto.

E você, o que pensa sobre esse assunto? Na sua opinião porque acontece a gravidez na adolescência e como ela poderia ser evitada? Divida seu pensamento com a gente escrevendo aqui em nosso blog.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 -Você sabe que Lei é esta?

Esta é a Lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Seria muito bom que todo cidadão conhecesse os direitos de nossas crianças e adolescentes e que os respeitasse. Conheça um pouco mais, acesse Estatuto da Criança e do Adolescente e confira... 
Veja o que o nosso atual vereador e recém eleito Dep. Estadual Carlos Bezerra Jr. tem feito em prol desta causa, do bem comum dos pequenos. Clique em Infância desprotegida.
Um povo que conhece as suas leis, "luta" pelos seus direitos e os defende!
Um abraço.





Seja uma esposa sábia

Conselhos para que a vida a dois funcione, é necessário equilibrar as diferenças para que haja uma boa convivência. Siga estes passos e surpreenda o seu esposo. 

Aprenda a respeitar o silencio do seu esposo, saiba a hora certa de falar dos problemas e nunca diga “vamos discutir a relação”, mas faça como uma conversa normal sem expressar essas palavrinhas bloqueadoras.
Nunca tente chamar a atenção dele calada, emburrada, ou chorando, fale bem claro o que você quer dele. Pois homem é racional e mulher é emocional.
Jamais brigue com seu esposo por que ele deixa algo fora do lugar,suja ou coloca o pé em algo, se ele não se sente a vontade em seu lar, onde vai ter?
Aprenda a ouvir quando for hora de ouvir e a falar quando você for solicitada.
Nunca mencione os defeitos dele em frente das demais pessoas, isso é como uma humilhação para ele, é algo vergonhoso.
Não tire a autoridade do seu esposo, se ele da uma ordem aos filhos não o desautorize, isso provoca falta de respeito no ambiente familiar.
Faça as coisas para ele com amor e não por obrigação, de cara feia ou contrariada.
Mostre que você se preocupa com ele, não seja indiferente aos problemas ou sentimentos dele.
Agradeça quando ele faz algo para você, quando ele é detalhista e amoroso, em lugar de dizer “poxa ate que enfim você faz algo para mim”.
Fique feliz quando ele chega em casa, de-lhe um beijo e o abrace, que ele sinta que você teve saudades.
Organize seu tempo para que possam estar juntos, sozinhos, o casal precisa conviver.
Prepare a comida e a sobremesa que ele gosta, busque agradá-lo, as vezes pequenas atitudes fazem a diferença.
Nunca jogue as coisas para ele, dê em sua mão.
Seja uma esposa amorosa e carinhosa, ninguém agüenta viver com uma mulher ciumenta, desconfiada, autoritária e gritona.
Confie nele e deixe que ele perceba isso.
Nunca deixe que os problemas de seus pais e seus filhos atrapalhe seu relacionamento conjugal.
Pois essas coisitas e outras mais e que temos muitas mulheres perdendo seu homens para outras, vigiem. orem por  seu marido todos os dias.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a destrói”
Provérbios 14:1


A Melhor Idade

Foi-se o tempo que envelhecer significava acabar para a vida, se acomodar numa cadeira de balanço e deixar o cansaço e a melancolia da idade avançada tomar conta. Hoje, de mãos dadas com a ciência e a tecnologia, vemos a terceira idade perâmbular por aí, cheia de disposição e atitude. São homens e mulheres que têm preocupações que vão muito além da saúde e do cuidado com filhos e netos. Eles têm brilho próprio, estilo e muita história para contar e para viver ainda! Que bom para nós, que podemos conviver com a experiência e o carinho deles por muito mais tempo. Louvado seja Deus por isso.






Dicas contra o envelhecimento

Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade. Confira:

1. CASAR. Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior.

2. EXPRESSE SUAS EMOÇÕES. De acordo com o Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

3. TENHA HORÁRIOS. Evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde, principalmente em lugares reconhecidamente poluídos. É quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romper em um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto.

4. SEJA SOLIDÁRIO. Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.

5. PREFIRA AS COMÉDIAS. O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

6. IMITE OS BRITÂNICOS. Ser pontual é bom, mas beber chá é ainda melhor. De acordo com o jornal Phytotherapy Research, o hábito cultivado pelos ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. O chá verde é o que promete maiores benefícios.

7. TENHA FÉ (Crer com embasamento, e não por fé cega). Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em Deus ajuda a combater o estresse e problemas emocionais.

8. COMA MENOS. Nos Estados Unidos, um estudo comparou cinquentões que viviam de dieta com outros que consumiam, em média, 2.000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.

9. MORE PERTO DE UM PARQUE. Um estudo realizado por pesquisadores japoneses concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.

10. MANTENHA A MENTE ATIVA. Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas .

11. SEJA OTIMISTA. Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura.

12. TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova Iorque, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao estresse que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor frequência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

13. INVISTA EM CULTURA. Depois de acompanhar 12.000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e frequentar concertos musicais.

14. MOVA-SE. De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

Dora Bomilcar