Entre e fique a vontade. Volte sempre!

Devocional



04/02/2011 -

Antes de mais nada, vamos ler todo o capítulo 4 do Livro de Provérbios. O que mais me salta aos olhos, são dois trechos: versículos 18 e 19: "Mas a vereda dos justos é como a aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam." O segundo trecho compreende os vs. 20 à 27. 
Muitas vezes, as pessoas que não conhecem o Deus vivo, criticam nossas atitudes e pensamentos, em função da ideia que a Bíblia é um "livro" escrito a milhares de anos e que hoje, está ultrapassado, fora da realidade atual.
Lendo este texto de Prov., notamos o quanto a Bíblia é atemporal. O que nos faz diferentes em certos aspectos, é que pela graça, conseguimos unir, e manter uma "ligação", uma correlação entre o cultural e o espiritual, ou seja, os fatos naturais da nossa cultura, com fatos da "verdade eterna" que encontramos nas Escrituras.
Precisamos praticar princípios bíblicos e não questioná-los. Aqui (vs. 20 a 27), aprendemos que os princípios de Deus nos dão 3 ferramentas importantes: 
1. Os princípios de Deus, servem como "bússula". Eles nos ajudam a permanecer no caminho certo, sem desviar, sem nos perdermos (vs. 24 a 27).
2. Os princípios de Deus servem como "sentinela". Eles fazem com que o nosso coração e corpo estejam sempre protegidos e guardados, livres do mal (vs 21 e 25)
3. Os princípios de Deus servem como uma "trena", uma fita métrica, um instrumento de medida. Eles nos dão condição de avaliarmos nosso posicionamento, nos dá condição de nos examinarmos e mudarmos o curso se necessário (vs. 26).
Devemos inculcar estes princípios. São eles que formam o nosso caráter cristão, orientam nossas decisões e corrigem nosso estilo de vida.

Para reflexão: Nós devemos usar mais a Palavra de Deus, destrinchá-la (na busca do pleno conhecimento da verdade), digerí-la. Depois, colocar as verdades que nos foram reveladas pelo Espírito Santo, na forma de princípios que irão nos GUIAR (bússola), GUARDAR (sentinela) e AVALIAR/MEDIR (fita métrica).

Com amor,

Andréa Fiório



03/02/2011 - Crescendo sob o sol da justiça, "saltando e saltitando em Graça (C.H.Spurgeon)

Spurgeon

Spurgeon
Spurgeon
“… e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.”Malaquias 4:2
Sim, quando o sol brilha, os doentes abandonam seus aposentos e caminham lá fora para respirar ar fresco. Quando o sol traz a primavera e o verão, o gado deixa os estábulos, e buscam os pastos nos mais altas pontas dos Alpes. Da mesma forma, quando temos uma comunhão consciente com nosso Senhor, deixamos a estrebaria do abatimento e caminhamos livremente pelos campos da santa confiança. Subamos às montanhas do gozo, e nos alimentemos com a doce pastagem que cresce mais próxima do céu do que o feno dos homens carnais.
Saireis” e “saltareis” é uma dupla promessa. Oh, alma minha, tenha avidez de desfrutar de ambas! Por quê deverias ser uma prisioneira? Levante-se e caminhe em liberdade. Jesus disse que Suas ovelhas entrariam, sairiam e encontrariam pastagem; sai, então, e alimente-se nos ricos prados do amor infinito.
Por quê deves permanecer sendo um bebê na graça? Cresça! Os bezerros crescem rápido, especialmente se alimentados nos estábulos; e tu desfrutas do especial cuidado de teu Redentor. Cresças, então, na graça e no conhecimento de teu Senhor e Salvador. Não sejas estreito nem limitado em seu crescimento. O Sol da Justiça saiu para ti. Reaja a Teus raios, como os botões das flores respondem ao sol natural. Abram seus corações, expanda-se e cresçam em tudo nEle.



25/10/10 Sou LIVRE em JESUS!

Independente de qualquer situação ou circunstância, Deus quer, através das adversidades e dos desertos em nossas vidas, trabalhar em nós, em nosso caráter.
Não importa o quanto este deserto irá durar, o que importa é que Deus quer fazer de mim e de você, CARVALHOS DE JUSTIÇA, vasos de honra. 2Tm 2:21.
Ele sempre tem o melhor para nossa vida, ainda que HOJE não vejamos isso.
Deus quer nos tornar homens e mulheres LIVRES!
Livres de mágoas e rancores, amarguras, dores e ressentimentos. Livres de espíritos malignos que se alojam em nossas vidas e nos destroem pouco a pouco, nos impedindo de cumprir os propósitos de Deus.
Ele nos quer livres de nós mesmos, de nossa auto suficiência. "É necessário que eu diminua e que o Senhor cresça" Jo 3:30
Libertos de  temores e de  ansiedades. "I Pe 5:7
Convictos de nossa identidade em Cristo, livres da baixo estima e insegurança, porque Ele é o meu refúgio..."Salmo 62:7".
Enfim, seremos e estaremos livres de tudo aquilo que nos afasta de Deus. "Isaías 59:2".
Estaremos livres e vazios de nós mesmos, para que venha o Espírito Santo de Deus e nos encha com sua doce presença para que venhamos a dar os Seus frutos: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.
Viveremos com intensidade e profundidade o amor de Deus e expressaremos em nossas atitudes, um padrão elevado de princípios morais, sociais e espirituais, que revelarão ao mundo que "EU SOU LIVRE PARA SERVIR A DEUS E ÀS PESSOAS".
No amor de Cristo,

Andréa

13/10/10 A Lei do caminhão de lixo



Um dia "peguei" um taxi e fomos para o aeroporto.
Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saiu do estacionamento na nossa frente.
O motorista do taxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz.

O motorista do outro carro começou a gritar e gesticular reclamando. O motorista do taxi apenas sorriu e acenou para o cara num gesto amigável. Aí eu perguntei: Por que agiu assim ? Este cara quase arruina
o seu carro e nos manda para o hospital. E ele me "ensinou" o que eu  chamo agora de "A Lei do Caminhão de Lixo".

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, frustrações,
aiva e desapontamentos. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Por isso não devemos levar atitudes como essa, a nível pessoal. Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente.

Não pegue o lixo de ninguém, assim correríamos o risco de descarregar sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não criam caminhões de lixo, nem
deixam o dos outros estragarem o seu dia. A vida é muito curta para  nos preocuparmos com bobagens.

Ame as pessoas que te tratam bem. Ignore as que te tratam mal. Se puder ajudá-las, ótimo, se não, siga em frente ! Lembrem-se da sabedoria da água: ela nunca discute com seus obstáculos, simplesmente os contorna.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9
Amo você!
Andréa




11/10/10Você é Insubstituível!

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. 
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
 
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
 
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
 
Ninguém ousa falar nada.
 
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
 
- Alguma pergunta?
 
- Tenho sim.
 
-E Beethoven ?
 
- Como? O encara o diretor confuso.
 
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
 
Silêncio...
 
O funcionário fala então:
 
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
 
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
 
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Pelé? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? etc...
 
Todos esses talentos
 marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. 
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
 
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe
 focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' . 
Ninguém lembra e nem quer saber se
 Beethoven era surdo , se Picasso era instável ,Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ... 
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
 
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto. 
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria
 perdido todos esses talentos. 

Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
 

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:...
Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível" 
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
 

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
 

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".

É bom para NUNCA esquecer: Você é Insubstituível.


No amor de Cristo,


Andréa

08/10/10 O que significa CLAMAR?

Clamar, quer dizer... proferir em voz alta, gritar, invocar, pedir com lágrimas ou em tom de súplica chorosa; pedir humildemente a ajuda de ... DEUS!!!
Na verdade, clamor, nada mais é do que uma súplica, um pedido em voz alta, com fervor, com sentimento de piedade e compaixão. Quem clama por algo, pede ardentemente.
O mais importante é que quando clamamos, agradamos o coração de Deus, porém, o maior gesto do clamor, não pode ser visto em nosso exterior, em nossas atitudes, mas Deus vê os nossos corações.
As Escrituras nos dizem que é impossível para Deus , desprezar um coração quebrantado e contrito, então, não coloque apenas a voz em seu clamor, antes de mais nada e acima de tudo, coloque o seu coração quebrantado, renuncie a tudo o que a afaste de Deus, não se intimide pelas circunstâncias, seja simples, direta e determinada em suas petições e humilhe-se diante do Senhor Deus, reconhecendo que somente Ele pode atender às suas súplicas.
“Quando clamei, vi todas as minhas fraquezas e limitações serem suplantadas pelo poder do sangue de Jesus”. (declaração de autor desconhecido).

Isto é clamor!!!





Seja qual for, querida, a dificuldade que envolva sua vida, nunca perca esta certeza: quando você clamar, o Senhor aouvirá e no Seu devido tempo, Ele responderá!



“Clama a mim e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes". 
Jeremias 33:3


No amor de Cristo,

Andréa


07/10/10 Qual é a Penina em sua vida?

A história de Ana, falou muito comigo hoje.


Muitas vezes, somos humilhadas por Peninas, (1 Sm 1:6), por sermos estéreis em algumas áreas, e não podermos gerar os filhos que de nós, são esperados e que ansiamos tanto por tê-los. Os filhos podem ser, inclusive, os nossos sonhos, aqueles que parecem que nunca se concretizarão.

Satanás sempre colocará Peninas em nossas vidas, para nos roubar a paz, para nos tirar do foco, e inclusive, dará aos que estão ao nosso lado, os filhos que eles tanto aguardam.

Satanás age, na fragilidade de nossa alma. Usa estratégias baixas de humilhação, de mentiras, e de falsidades.

Ana, poderia ter reagido aos ataques de Penina, poderia ter reagido contra as suas humilhações, mas Satanás não prevaleceu...

Ana tomou o caminho certo, a decisão certa, ela se derramou diante do Senhor no Tabernáculo e o Senhor a ouviu... Porque o Senhor não rejeita um coração quebrantado...

A humildade, o quebrantamento, a disposição do coração, o propósito, as lágrimas de Ana, tocaram o coração de Deus e ela sentiu isto, isto gerou paz em seu coração.

Ao contrário, Penina, era orgulhosa e arrogante. Mas agora, que o Senhor ouviu o clamor de Ana, Penina, ainda com seus muitos filhos, seria despojada de sua vitalidade e desprezada (2 Sm 2:5b). Finalmente, seria destruída juntamente com todos os inimigos de Deus (vs. 3, 9,10)

Deus ouviu o clamor de Ana, se compadeceu dela, a resgatou de seus problemas, transformou suas lágrimas em alegria e a colocou em um lar como mãe de muitos filhos, feliz e realizada.

Deus valoriza os nossos sonhos e abomina a soberba. Tiago 4:6 diz "DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES"

Cuidemos para não ser Penina na vida de ninguém, veja o que diz a Palavra, em Lucas 17:1 e 2 "Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado ao mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos."

Sejamos pois, como Ana, que mesmo tendo passado por humilhações, desventuras, tristezas, fraquezas e incertezas, ousou crer no impossível. RASGOU seu coração, não escondeu seus sentimentos e consagrou os frutos de seus sonhos ao Senhor, e cumpriu com o seu voto. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. Ec. 5:5

E para finalizar, com temor, concluo com a Palavra que o Senhor revelou ao meu coração...Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação."Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.
"Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens."O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força.Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor."O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido". 1 Sm 2:1-10


Oremos e vigiemos para não cairmos nas astutas ciladas de Satanás, ele está a espreita, buscando a quem possa destruir.


Amo vocês.


Andréa.



07/10/10  A escolha certa!

“Sou teu servo; dá-me discernimento para compreender os teus testemunhos.”
Salmos 119:125.

Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 1:9 - 11

Nós tomamos decisões e fazemos escolhas durante todo o dia. Uma pessoa verdadeiramente disciplinada (Cheia do Espírito Santo) tem a habilidade de subordinar escolhas inferiores a uma escolha mais superior e excelente. Pense sobre isso ao escolher a maneira que for viver hoje.
Selecione aquilo que é excelente e subordine as opções inferiores a isso.

Amo vocês, tenham um excelente dia.

Nadia Ventura pra. Comunidade da Graça Sede



05/10/10 Faça você!


"Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa, Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Obede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR." II Cr. 15:7 e 8 


Não importa o que as pessoas pensem, falem, ou deixem de falar ou fazer por nós, como já sabemos, o importante é que Deus, o nosso Pai, que é rico em misericórdia, nos é suficiente. Não devemos "desabar", nos torturar, apenas descansar no Senhor e continuar caminhando e "trabalhando", pois o trabalho de nossas mãos (tb em nossos ministérios) será recompensado por DEUS. No vers. 8, cobrou ânimo e lançou fora... deixar as coisas velhas no passado, não deixar que elas se apoderem de nosso coração e mente, ter ânimo e continuar a caminhada rumo ao alvo que é JESUS. Se o outro não fizer, faça VOCÊ, se o outro não amar, ame VOCÊ, se o outro não cuidar, cuide VOCÊ, e o outro fraquejar, o fortaleça VOCÊ, aconteça o que acontecer, Deus poderia fazer tudo sozinho, mas preferiu CONTAR E USAR VOCÊ. A recompensa nos virá de várias maneiras, basta que não desfaleçamos no meio do caminho, não podemos dar ouvidos a satanás, que nos tem instigado a desistir...
Se puder, leia o texto todo, para entender o contexto...


No amor de Cristo,


Andréa 



04/10/2010  O "peso" de uma escolha


"Se perecer, pereci." 

Ester 4:16


Batseba e Ester. Duas mulheres formosas. Lindas, que arrancaram “suspiros” dos reis Davi e Assuero, respectivamente.

Ambas tiveram de fazer escolhas muito difíceis 

em suas vidas.  Escolhas que talvez, lhes tivesse custado a vida.

A diferença entre elas, estava na disposição do coração.

Batseba: “Me deito ou não com o rei Davi?”

Ester: “Digo ou não ao rei Assuero, que sou judia?”

O que faríamos nós diante destas questões? 

Lembrem-se, poderíamos ser condenadas a morte por uma escolha “errada”.

Qual é o preço pago por nossas escolhas?

É necessário muito mais do que coragem para tomar certas decisões, para fazer determinadas escolhas. 

Necessário nos é, sermos ousadas e dependentes!

Ousadia de crer e depender de Deus! 

Confiar que, seja qual for a circunstância, Ele está no controle.

Mas nós precisamos nos posicionar diante das situações e declararmos que não importam as conseqüências, faremos o que Deus quer que eu faça.

Não importa; como declarou Ester, no cap. 4:16 “se perecer, pereci.” 

“Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Filipenses 1:21

Batseba. Uma bela mulher! Chamada à presença do rei Davi, foi elogiada por ele. Toda mulher gosta de ser notada, de ser elogiada, mas Batseba deixou-se “seduzir e envolver pelo rei”. 

Apenas uma escolha. 

Ela teve sim escolha, deitar-se ou não com o rei. Por causa de uma única escolha, seu marido foi morto e seu filho morreu ainda bebê. Talvez lhe tenha faltado coragem e ousadia suficiente para dizer NÃO ao rei, não se importando com as consequências. 

Podemos aprender com ela que AS MINHAS ESCOLHAS INTERFEREM NA VIDA DE QUEM EU AMO.

Ester. Judia e órfã. Arrancada do meio do seu povo, mas por sua beleza, foi feita rainha ao lado de Assuero. Mulher destemida e sem auto piedade. Ester não teve medo de dizer ao rei que era judia, mas, antes de mais nada, usou de sabedoria, buscou a Deus. Jejuou e conduziu o povo a jejuar também (levou-os à unidade). Isso nos mostra que antes de qualquer decisão, devemos buscar o conselho de Deus. 

Ester demonstrou dependência, obediência e confiança em Deus. 

Um ponto forte em seu caráter é a humildade. 

Mesmo tendo se tornado rainha, não se esqueceu de seu povo, estava disposta a morrer por ele, se essa fosse a vontade de Deus. 

Ela escolheu depender e isso libertou o povo judeu.

Podemos aprender com ela, que DEPENDER DE DEUS E NELE CONFIAR, LIBERTA-NOS DE TODO MEDO.


No amor de Cristo,


Andréa
  


01/10/10 Empurre ou mova?


“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

Romanos 12:2



Certo homem, recebeu de Deus, uma orientação direta: Empurre aquela pedra.

Os dias se passaram, e ele cansado, indagou: Senhor, há dias empurro esta pedra, mas ela não se move...mas Deus não disse nada além de: Empurre aquela pedra.

Confuso, mas obediente, o homem continuou empurrando. Meses se passaram até que ele novamente interrogasse o Senhor. Senhor, muito tempo se passou e a pedra ainda continua imóvel.

Vendo a obediência e disposição daquele homem, Deus então decide explicar-lhe.

O que lhe foi pedido? Ao que respondeu ele: Que eu empurrasse aquela pedra, e isso tenho feito, mas ela não se move!

Mas eu não pedi que você a movesse, disse Deus, pedi apenas, que a empurrasse!

Quantas vezes, em nossas vidas, esperamos resultados diferentes, das coisas que o Senhor nos orienta fazer?

É inerente ao ser humano, tirar suas próprias conclusões, como fez este homem. O fato de Deus ter dito para que ele empurrasse a pedra, o levou a crer, que Deus queria que ele a movesse.

Não tire suas próprias conclusões a respeito das coisas do Reino de Deus, apenas ouça a voz do Senhor, confie, obedeça e não pare de empurrar a pedra, ainda que ela não se mova.

Muitas vezes somos chamados à obediência e não à mudança, isso gera em nós, o conhecimento da vontade de Deus para nossa vida e ministério, o mover é dEle.

Apenas EMPURRE, e deixe que Deus MOVA!


No amor de Cristo,

Andréa